9 Instituições da CSED são classificadas no ranking internacional UI GreenMetric 2025
17/12/2025É com uma grande alegria que a Cruzeiro do Sul Educacional informa mais uma excelente notícia: neste fim de ano, nove Instituições do grupo foram listadas na 15ª edição do UI GreenMetric World University Rankings.
Trata-se do maior ranking mundial de sustentabilidade de Instituições de Ensino Superior (IES). Participaram desta edição 1.745 instituições de 105 países, que apresentam propostas e permitem uma avaliação global do seu desempenho em práticas sustentáveis.
Entre os destaques da CSED está o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (PB), que obteve a melhor posição entre as IES privadas do Nordeste brasileiro e que avançou significativamente sua classificação de 2024 para 2025, passando da 37ª para a 28ª posição.
Além do Unipê, estão nesta edição: a Universidade Positivo – UP (PR); a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (SP); o Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (DF); o Centro Universitário Módulo (SP); o Centro Universitário FSG (RS); o Centro Universitário Braz Cubas (SP); a Universidade Cruzeiro do Sul (SP); e o Centro Universitário Cesuca (RS).
Confira abaixo as posições das IES entre as privadas brasileiras e no país:
– Unipê: 28ª no Brasil e a primeira colocada no Nordeste e na capital João Pessoa (PB).
– UP: 33ª no país e a primeira colocada no estado e na capital Curitiba (PR).
– Unicid: 42ª no Brasil e a primeira na capital paulista.
– UDF: 46ª no Brasil e a única do Distrito Federal.
– Módulo: 50ª no Brasil, sendo a 5ª colocada em São Paulo e a única em Caraguatatuba.
– FSG: 55ª no país, sendo a primeira do Rio Grande do Sul e a única em Caxias do Sul.
– Braz Cubas: 56ª no Brasil, sendo a 6ª no estado de São Paulo e a única em Mogi das Cruzes.
– Universidade Cruzeiro do Sul: 59º no país, sendo a 7ª colocada em São Paulo e 2ª na capital.
– Cesuca: 60ª no país, sendo a 2ª colocada no estado e a única em Cachoeirinha.
Os resultados de todas as Instituições avaliadas no ranking podem ser consultados em greenmetric.ui.ac.id/rankings/overall-rankings-2025.
Esforços das Instituições da CSED
O UI Green Metric avalia e classifica os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições com base em seis indicadores: infraestrutura, energia e mudanças climáticas, resíduos, água, transporte e educação.
E é nesse sentido que as IES da CSED se destacaram: a partir do investimento em ações que estão alinhadas aos pilares do UI GreenMetric junto aos diversos setores de gerenciamento delas. Por exemplo, quanto a infraestrutura e as áreas verdes, as IES do grupo têm se preocupado em preservar espaços arborizados e a gestão sustentável do campus.
Outro aspecto é sobre mudanças climáticas e energia, informa a Vice-presidente de Excelência Acadêmica e Institucional da Cruzeiro do Sul Educacional, Beatriz Maria Eckert-Hoff. “As Instituições realizam programas de reciclagem e tratamento adequado, assim como o uso de fontes naturais e redução de resíduos, contribuindo para que estudantes se formem com a consciência de reaproveitamento e uso racional da água”, exemplifica.
“Um dos pontos importantes é o destaque da contribuição que os projetos extensionistas, desenvolvidos pelos estudantes com professores no sentido de incentivar a educação e pesquisa, integrando a sustentabilidade nos currículos e projetos”, acrescenta Beatriz.
Importância do ranking
O desempenho no UI GreenMetric é um diferencial que denota a preocupação em formar estudantes em um cenário global, cientes do compromisso com o desenvolvimento sustentável. Por isso, promove uma cultura de sustentabilidade e engajamento da comunidade acadêmica
A presença no ranking, portanto, tem impactos positivos para as Instituições, como o fortalecimento da reputação internacional, o que atrai parcerias, além de se alinhar à Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ainda, serve como ferramenta de gestão, orientando políticas internas que contribuem para a formação de nossos estudantes e diferencia competitivamente as IES em um cenário de crescente valorização da sustentabilidade.