Excelência acadêmica: Revistas científicas do Unipê avançam em avaliações da CAPES

21/01/2026

Dois periódicos do Unipê conquistaram avanços expressivos na avaliação quadrienal da CAPES (2021–2024). A Revista Direito e Desenvolvimento alcançou o estrato A2, que é uma das classificações mais altas do Qualis, e Revista Interscientia evoluiu para o estrato B2 na área de Enfermagem. Os resultados reforçam o fortalecimento dos programas de pós-graduação e o compromisso institucional com rigor científico e impacto acadêmico.

Revista Direito e Desenvolvimento

O período do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) do Unipê deu um salto significativo do estrato A4 para o estrato A2 na área-mãe Direito, reconhecida nesse nível em todas as áreas de concentração avaliadas.

As áreas contempladas incluem:

– Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo;

– Ciência Política e Relações Internacionais;

– Ciências Ambientais;

– Direito;

– Interdisciplinar;

– Psicologia.

Para o Prof. Dr. Glauber Lucena, coordenador do PPGD Unipê, o resultado é significativo, “pois aponta que as pesquisas desenvolvidas em nosso mestrado e a qualidade dos artigos que são publicados em nossa revista são de grande relevância acadêmica e que contribuem efetivamente para o Direito nacional. Ter uma revista com qualis A2 é classificá-la como uma das grandes revistas jurídicas do país.”

O Mestrado em Direito da Instituição está com inscrições abertas para novos alunos até o dia 8 de fevereiro, pelo site: https://www.unipe.edu.br/mestrado-e-doutorado/mestrado-direito/processo-seletivo/.

Revista Interscientia

A Revista Interscientia também registrou avanço ao evoluir do estrato B4 na área Interdisciplinar para o estrato B2 na área-mãe Enfermagem. A Interscientia ainda recebeu avaliações adicionais em subáreas como Antropologia/Arqueologia e Enfermagem, reafirmando seu caráter multidisciplinar.

“O resultado reflete aprimoramentos editoriais, maior rigor metodológico e o compromisso com a divulgação de pesquisas que dialogam com diferentes campos do conhecimento. Com essa classificação, a Interscientia se consolida como um espaço importante para pesquisadores e profissionais que buscam contribuir para o fortalecimento da ciência e da prática profissional em diferentes áreas do conhecimento”, considera a profa. Dra. Mariana de Brito, reitora do Unipê.

As revistas do Unipê podem ser acessadas em periodicos.unipe.br. A consulta Qualis pode ser feita na Plataforma Sucupira.