NOSSAS INSTITUIÇÕES REALIZAM O VII INTERCÂMBIO DE SUSTENTAÇÃO ORAL NO STJ

16/11/2022

No dia 10 de novembro, a Cruzeiro do Sul Educacional realizou o seu VII Intercâmbio de Sustentação Oral dos cursos de Direito de suas Instituições no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília – Distrito Federal. 

A atividade, que contou com a presença de 12 estudantes de Direito e professores da Braz Cubas, Cruzeiro do Sul, CESUCA, CEUNSP, FASS, FSG, Módulo, UDF, UNICID, UNIFRAN, UNIPÊ e UP, proporcionou aos estudantes a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos aprendidos ao longo da graduação em situações fáticas simuladas e o exercício da atuação oral na tribuna do Colendo Superior Tribunal de Justiça – STJ. 

Possibilitando a avaliação da importância da interação dos conhecimentos teóricos e práticos, assim como desenvolver a capacidade de apreensão, de transmissão crítica e de produção criativa do Direito.   

Estimulando o desenvolvimento de técnicas de persuasão, próprias dos profissionais do Direito, reproduzindo as sensações reais experimentadas pelos advogados na tribuna. Além de incentivar o intercâmbio entre as instituições da Cruzeiro do Sul por meio da troca de experiências que sempre acrescentam e enriquecem toda comunidade acadêmica.  

Cada sustentação oral durou dez minutos, sendo avaliados os seguintes critérios: postura; dicção; carga emocional da apresentação; fundamentação/argumentação sólida e persuasiva; estrutura da apresentação, concatenação de ideias e coerência do pedido, além da avaliação global. 

Veja a classificação dos três primeiros vencedores: 

1º) Aline Gomes Silva, do Cesuca; 

2º) Rodrigo Piazza Machado, da FSG; 

3º) Kemuel Ribeiro da Silva, do UDF. 

 


Depoimento dos primeiros colocados: 

Aline, que ficou em primeiro lugar no VII Intercâmbio, considerou a experiência como única, dando-lhe vontade de realizar mais feitos. “Apesar de estar na 3ª Turma de Direito Privado do STJ ter sido o momento ápice, também reforço que conhecer pessoas de lugares tão diferentes do meu foi algo maravilhoso. A troca de experiências, o tour realizado em Brasília e as refeições, abriram alas para boas e engrandecedoras conversas. O Centro Universitário UDF recebeu a todos nós com grande excelência e carinho”, pontuou. 

Já Kemuel, terceiro colocado na competição, disse ser gratificante estar, como estudante, em um local onde muitos advogados ainda não chegaram. “Essa experiência que a Cruzeiro do Sul, Educacional me proporcionou, sem dúvida nenhuma, fará grande diferença no meu futuro profissional, pois a magnitude e projeção do evento foi tão grande que as pessoas que nos assistiram já nos olham de outra forma”, notou. 

Aline reforça aos alunos das Instituições o convite para participar do evento e se inscreverem no edital. “Afinal de contas, a temida ‘primeira sustentação oral’ de todos os 11 candidatos já passou, e tenho a plena convicção que saímos da tribuna mais preparados do que antes.” 

O aluno Rodrigo Piazza Machado, segundo colocado, reforça a importância do evento. “Destaco a grandiosidade que esse evento possui, em vista de agregar uma enorme evolução e conhecimento, bem como proporcionar ao estudante estar entre grandes ambientes que permeiam o direito, e conhecer alunos de diversos estados, proporcionando muito além de novas amizades, mas uma única experiência, somente agradecer a oportunidade concedida pela Cruzeiro do Sul Educacional, que, com toda certeza, é única”, conclui. 

Também participaram da atividade os alunos: 

Douglas Ponte Fonseca, da Unifran; Eunice Costa de Araujo Penaforte, do Unipê; Gláucio de Oliveira Martins, do Módulo; Indianara Josiele Machado de Souza, da UP; João Pedro de Freitas de Rodrigues, da Universidade Cruzeiro do Sul; João Vitor Gandra de Oliveira, da Unicid; Julia Correa dos Santos Paula, da Braz Cubas; Lucas Oliveira Sousa, do UDF; Nathalia de Sena, do Ceunsp.  

VII Intercâmbio de Sustentação Oral no STJ 

Estudantes e professores chegaram em Brasília no dia 9 de novembro e visitaram o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Memorial JK. À noite, visitaram o UDF e se reuniram com o Prof. Dr. Maurício Godinho Delgado, decano do Mestrado do UDF e Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff recebeu os professores das IES do grupo em seu gabinete. 

Na manhã do dia 10, todo grupo visitou o STJ e os professores foram recebidos, antes do Intercâmbio, no gabinete do Ministro da Corte, Paulo Dias Moura Ribeiro, professor do UDF. Durante a visita no STJ, houve um encontro com um colégio de meninas que também visitava a Corte de Justiça.