Alunos da Cruzeiro do Sul Educacional participam do 4º HackLab Fnesp

25/11/2021

Vários alunos das instituições da CSED participaram do 4º HackLab, promovido pelo Fórum Nacional de Ensino Superior (Fnesp) no dias 27, 28 e 29 de outubro.

O evento é uma maratona empreendedora em que estudantes universitários de todo o Brasil foram desafiados a desenvolver soluções inovadoras para problemas reais no ensino superior.

Um dos mentores do Hacklab foi o Prof. Me. Clayton Alves Cunha, coordenador adjunto dos cursos de Marketing e Gestão Comercial da UNICID, além de docente das graduações em Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais da mesma Instituição.

O professor destacou o crescimento na participação dos estudantes da CSED nesta edição do evento. “Com a atuação exemplar de nossa área de extensão na divulgação do evento, posso dizer que fiquei muito feliz e satisfeito em ver e mentorear os alunos que se inscreveram e foram selecionados”, comemorou.

Experiência dos alunos

Para participar do Hacklab, os alunos produziram um vídeo de um minuto a partir das seguintes perguntas:

– “O ensino superior precisa ter impacto social e ser relevante para a sociedade. Como uma instituição de ensino superior pode colaborar para resolver questões humanitárias, ambientais e sociais?”
– “Quais as suas melhores habilidades, capacidades e comportamentos?”

Os vídeos dos inscritos foram avaliados, chegando aos 28 alunos escolhidos. Entre eles estava Eduarda Vianna Madureira, estudante de Fisioterapia da UNICID, que valorizou a oportunidade. “Aprendi muito e conheci mentores incríveis que me auxiliaram muito durante a jornada, recomendo essa experiência para todos!”, destaca.

Os participantes trabalharam duro nos três dias de laboratório para criar um projeto e passar por várias fases, como Design Thinking, foco, validação de problema, prototipagem, validação da solução e pitch final (apresentação para a banca de jurados e os gestores educacionais presentes no evento digital).

“O hacklab foi um espaço de permissão, para que estudantes sonhadores trabalhassem em projetos para um mundo melhor. Foi incrível o foco, a força e a energia que meu time criou em prol de uma ideia linda. Como estudantes de Administração, Direito, Engenharia e Psicologia, tornamos as diferenças em forças complementares. Será inesquecível a vivência intensa de compartilhamentos e integração”, disse Sueli Lima Ferreira, aluna do curso de Psicologia do CEUNSP.
Visão empreendedora

Esta foi a segunda vez que o professor Clayton atuou como mentor no HackLab Fnesp. Segundo ele, iniciativas como hackathons são importantes por desenvolverem o lado empreendedor dos alunos, que se articulam para ajudar ou melhorar estratégias empresariais, impactando na qualidade de vida da sociedade como um todo. “São dias ‘insanos’, porém focados, que dão a oportunidade aos acadêmicos de vivenciarem situações reais do mercado de trabalho”, comentou.

“A experiência no hacklab foi fantástica. Tive a oportunidade de conversar com mentores e participar de vários workshops com informações essenciais tanto para desenvolver o projeto quanto para minha vida acadêmica”, disse Carolina Figueiredo, estudante de Fisioterapia da UNICID.

Confira os alunos da Cruzeiro do Sul Educacional que participaram do Hacklab:

– Carolina Gonçalves Figueiredo (Fisioterapia – UNICID)
– Eduarda Vianna Madureira (Fisioterapia – UNICID)
– Thayná Gonçalves (Direito – Universidade Cruzeiro do Sul)
– Felipe Henrique Campos Silva (Cruzeiro do Sul Virtual)
– Marcos Jose Fernandes Neves(Cruzeiro do Sul Virtual)
– Thalyta Cristina Moura da (Cruzeiro do Sul Virtual)
– Ana Beatriz Braga da Silva (Cruzeiro do Sul Virtual))
– Érica Helen de Lima (Biomedicina – CEUNSP)
– Sueli Lima Ferreira (Psicologia – CEUNSP)

Parabéns a todos!