Confira os vencedores do I Prêmio de Inovação Acadêmica da CSED

17/10/2023

A Cruzeiro do Sul Educacional revelou os três vencedores do aguardado I Prêmio de Inovação Acadêmica, uma iniciativa da Diretoria-Executiva Acadêmica, Inovação e Relações Institucionais.

Com o intuito de destacar as ideias mais vanguardistas no cenário acadêmico das Instituições de Ensino Superior do grupo, o prêmio também se consolida como uma plataforma para compartilhar e celebrar práticas pedagógicas inovadoras que estão transformando a educação no ensino superior brasileiro. 

Os educadores, responsáveis por abordagens criativas e muitas vezes revolucionárias, estão sendo reconhecidos por sua contribuição na construção de um ambiente educacional mais estimulante e enriquecedor. 

Já na primeira edição, foram submetidos mais de 100 projetos, dos quais 49 foram selecionados para uma publicação especial, programada para lançamento ainda neste semestre. A publicação abrangerá uma variedade de tópicos empolgantes, como extensão, metodologias ativas e demais estratégias de ensino e aprendizagem. 

A Profa. Dra. Jane Garcia, membro do Comitê Organizador do prêmio, ressalta a importância deste evento como uma vitrine para compartilhar as conquistas notáveis das Instituições de Ensino Superior participantes. “Compartilhar práticas bem-sucedidas é de suma importância para promover uma cultura colaborativa entre os educadores da Cruzeiro do Sul Educacional,” destaca a docente, ressaltando a significativa contribuição das iniciativas premiadas. 

O Prof. Dr. Ângelo Dimitre Gomes Guedes, do UDF, foi quem conquistou o primeiro lugar na premiação. “Estou muito feliz com a oportunidade de compartilhar esse relato sobre o projeto com a comunidade acadêmica da Cruzeiro do Sul, com o incentivo e com o reconhecimento. Muito grato por todos que participaram do projeto”, contou.  

O segundo lugar ficou com o Prof. Me. José Felipe Ferreira de Souza, da Cruzeiro do Sul, para ele a vitória só foi possível graças ao ambiente propício à inovação e ao ensino de qualidade que a Universidade Cruzeiro do Sul tem cultivado. “A inestimável contribuição da Reitoria e da Pró-Reitoria de Graduação, por meio de iniciativas como o Programa Permanente de Capacitação da PROGRAD (PROPEC), demonstra um compromisso genuíno com a excelência acadêmica. Sentir esse apoio fez toda a diferença em minha jornada. Receber a notícia de minha vitória foi não apenas uma alegria imensurável, mas também um lembrete do prazer de fazer parte desta Instituição de Ensino”, afirma. 

Já o Prof. Dr. Giovanni Guizzo da Rocha, da FSG, conquistou o terceiro lugar. “Só o fato de ser selecionado já bastava. Mas esse reconhecimento me deixa muito orgulhoso. Devo muito dessa conquista aos alunos e colegas e a instituição. Esse artigo que escrevi nada mais é que um relato de aproveitamento de um curso que a FSG me deu. Fico muito feliz”. 

 

Confira mais sobre os projetos:  

Ângelo Dimitre Gomes Guedes
Título: LER, IMAGINAR E ESCREVER: PROJETO DE EXTENSÃO IMAGINÁRIO 

José Felipe Ferreira de Souza
Título: Gamificação como estratégia inovadora de aprendizagem para o ensino superior 

Giovanni Guizzo da Rocha
Título: APRENDIZADO POR MEIO DE SIMULAÇÃO DE GESTÃO DE CRISES: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS 

Em breve, confira a publicação dos 49 projetos aqui.