Cruzeiro do Sul Educacional apresenta maior geração de caixa livre da história da Companhia e maior lucro líquido trimestral desde o seu IPO

18/11/2024

Grupo encerrou o terceiro trimestre de 2024 alcançando R$ 199 milhões em geração de caixa livre;

A Cruzeiro do Sul Educacional (B3:CSED3), um dos maiores grupos privados de ensino do país, anuncia os resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre de 2024 (3T24). O grupo encerrou o terceiro trimestre de 2024 com a maior geração de caixa livre de sua história, alcançando R$ 199 milhões. Esse resultado expressivo é impulsionado, principalmente, pelo crescimento de 27,5% no EBITDA ex-IFRS 16, pela evolução positiva do capital de giro e pela redução na necessidade de investimentos em capex durante o período.

A evolução positiva dos resultados reflete as iniciativas de colocar o aluno no centro e facilitar sua jornada acadêmica, desde o ingresso até a formatura, o que resulta em melhores índices de captação, renovação e gestão financeira”, destaca Fábio Fossen, CEO da Cruzeiro do Sul Educacional.

O lucro líquido atingiu R$ 62 milhões, com uma margem líquida de 9,9%, representando um aumento de 4,0 p.p. em relação ao 3T23. O crescimento de 87% no lucro líquido é resultado, principalmente, do avanço de 2,7 p.p. na margem EBITDA do trimestre, além de um resultado financeiro praticamente estável em comparação com o mesmo período do ano anterior, refletindo a queda dos juros.

Além disso, a companhia manteve uma alavancagem saudável mesmo após a aquisição do Centro de Ensino Superior de Pinhais (FAPI), localizado em Pinhais, Paraná, em junho deste ano, e a distribuição de dividendos.

O indicador de alavancagem financeira, medido pela relação entre dívida líquida e EBITDA ex-IFRS, atingiu 1,4x, próximo aos 1,3x do ano passado, apesar do pagamento de R$ 158 milhões pela aquisição da FAPI e da distribuição de R$ 120 milhões em dividendos nos últimos doze meses. Cabe destacar que 59% das dívidas possuem vencimento a partir de 2026, e o saldo de caixa atual é suficiente para cobrir todos os pagamentos de 2024 e 2025, evidenciando a sólida posição financeira da companhia.

Em relação aos dados acumulados de nove meses de 2024, a companhia registrou lucro líquido recorde desde o IPO, com um aumento de 12% na receita líquida, impulsionado pelo crescimento de 9% na base total de estudantes. O EBITDA ajustado cresceu 14%, com margem de 31,7%, representando uma expansão de 0,4 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior. O lucro líquido alcançou R$ 154 milhões, uma expansão de 65%, com margem líquida de 8,1% (+2,6 p.p. em comparação aos 9M23). A geração de caixa operacional livre nos 9M24 foi de R$ 407 milhões, um avanço de 66% em relação aos 9M23.

Aumento de 49% nas vagas de Medicina nos últimos 6 meses

“Além dos importantes resultados e recordes alcançados, registramos um aumento de 49% nas vagas para o curso de Medicina. A autorização de novos cursos com nota 5 pelo MEC, em instituições reconhecidas como o CEUNSP, com 65 anos de história e destaque na região de Itu/Salto; a FSG, com 25 anos de excelência entre as instituições privadas na região de Caxias do Sul; e o Cesuca, com 20 anos de tradição na região de Cachoeirinha, colabora para a atratividade desses novos cursos, assim como para a ampliação de nossos negócios em um segmento atrativo como a medicina”, reforça Fossen.

A oferta para o curso de Medicina foi ampliada em 334 vagas desde junho de 2024, com a aquisição da FAPI, que adicionou 154 vagas, e a autorização do MEC para 180 novas vagas: 60 no CEUNSP, em setembro de 2024; 60 na FSG, em outubro de 2024; e 60 no Cesuca, em novembro de 2024. Com essa expansão, totalizamos 1.019 vagas.

Altos níveis de retenção no Presencial e Digital

No âmbito operacional, a Cruzeiro do Sul Educacional encerrou o 3T24 com crescimento de 7,2% na base de graduação Presencial e de 16,4% na modalidade Digital. No Presencial, manteve um alto nível de retenção, com cerca de 90% da base apta retida. Na captação, registrou 26 mil novos calouros matriculados.

O elevado índice de retenção e o aumento da relevância dos alunos matriculados em cursos da área de saúde resultaram em um aumento de ticket de 2,3% no Presencial. Outro destaque importante é que, no Digital, alcançamos o marco de 78% de alunos rematriculados, o maior nível desde o IPO. O avanço de 0,5 p.p. no KPI de rematrícula em relação ao ano anterior, somado ao crescimento de 6,5% na captação em relação ao 3T23, foram fatores importantes para a expansão da base de estudantes”, enfatiza o CEO.

No Digital, o ticket do trimestre registrou uma queda de 1,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior, devido a uma estratégia de pricing mais agressiva na captação do semipresencial, visando aumentar a participação desse produto no mix de alunos do Digital. Como resultado, no 3T24, 25% da base de alunos do Digital estava matriculada em produtos de maior valor agregado, uma expansão de 2,9 p.p. em relação ao 3T23.

Aluno e a comunidade no centro

Nos meses de setembro e outubro, a Cruzeiro do Sul Educacional realizou o Mochilão, sua tradicional Feira das Profissões, em 15 campi espalhados por cinco estados, atraindo aproximadamente 90 mil participantes. O Mochilão ofereceu aos futuros universitários uma visão detalhada dos cursos disponíveis e do mercado de trabalho, reforçando o compromisso da Cruzeiro do Sul com a educação e a orientação profissional.

Além disso, a instituição promoveu quatro grandes palestras com o renomado médico e professor Dr. Dráuzio Varella, que atraíram mais de 10 mil inscritos. Esses eventos, voltados para futuros alunos de Medicina e vestibulandos da área da saúde, proporcionaram uma experiência única de contato com um dos maiores especialistas em saúde do país.