Cruzeiro do Sul Educacional capacita docentes de maneira criativa e inovadora

06/11/2019

A I Jornada de Aprendizagem Criativa que aconteceu em 29 e 30 de outubro, na Unicid, surgiu para criar multiplicadores capazes de uma abordagem inovadora e disruptiva nas Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional, natureza que condiz com a missão do Núcleo de Inovação Acadêmica (NIAC) da Cruzeiro do Sul Virtual, marca de educação a distância do grupo. Foram dois dias intensos com foco em aprendizagem criativa, o primeiro com a Oficina Lab Lego em parceria com a LEGO® Education e o segundo os docentes foram até o Espaço de Criatividade e Inovação da Faber-Castell.  

Na abertura do evento, os docentes participaram de um café com o Pró-Reitor de Educação a Distância Prof. Dr. Carlos Fernando de Araújo Jr. e ainda receberam homenagens por suas contribuições no Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA). O Professor Marcos Ota, um dos membros do NIAC, foi o responsável por apresentar o portal EDTECH para os docentes, onde todos eles poderão ter acesso a informações que serão úteis para o seu dia a dia e compartilharão informações e inspirações.  

Já no segundo dia da jornada, 32 pessoas entre docentes e membros do NIAC, foram até o Market Place para uma vivência no Espaço de Criatividade e Inovação da Faber-Castell. Todos eles participaram da oficina de Aprendizagem Criativa no Ensino Superior que foi realizada pela primeira vez com instituições de ensino superior. Os docentes puderam compartilhar e entender na prática como contribuir de forma simples para uma aprendizagem mais criativa e inovadora. Foi um momento de muita troca e envolvimento. 

Para a professora Dra. Regina Tavares de Menezes, Coordenadora do NIAC, o saldo é positivo. “Estou muito satisfeita com o resultado da nossa primeira Jornada. A expectativa agora é de que esse grupo corrobore com a nossa comunidade de aprendizagem e que possa com os mecanismos virtuais criados, partilhar ideias, uso de aplicativos, ferramentas do próprio AVA e assim nos fortalecer, energizando e contagiando os demais professores das IES”. 

Todos os professores que estiveram presentes nesta I edição se sentiram honrados em participar de um evento com uma temática tão importante para o dia a dia deles. Todos eles comentaram o quanto o encontro o inspiraram para aplicarem e pensarem nas diversas possibilidades de aulas mais inovadoras.  

“Para mim este momento teve um valor gigantesco. Foi muito interessante, pois cada professor compartilhou sua experiência e pudemos conhecer a realidade de cada IES. Achei o máximo a oficina de Lego. Não sabia que era possível utilizar de tantas formas. Para mim, a palavra do encontro é o afeto. A bagagem volta cheia! Estou com a cabeça fervilhando para criar novas experiências aos alunos. A jornada foi um sucesso e estou doido para voltar! ”, disse o professor do Unipê, Walter Travassos Sarinho.