Cruzeiro do Sul Educacional e Marc Institute: parceria inaugura laboratório de bioskills com treinamento em cadáveres frescos no coração de São Paulo
06/03/2025Oferecer a melhor infraestrutura e formação médica e, ao mesmo tempo, gerar impacto positivo na pesquisa e na indústria brasileiras. Com esses dois objetivos, a Cruzeiro do Sul Educacional (CSED) e o Marc Institute, referência mundial em treinamento cirúrgico, inauguram sua nova sede na avenida Paulista, no coração de São Paulo capital.
Essa parceria promove uma experiência educacional única e transformadora, reunindo os melhores especialistas, equipamentos de ponta, programas de excelência e acesso às mais recentes tendências e inovações do setor. Além disso, fomenta discussões nos principais fóruns mundiais da área médica, ampliando o impacto da formação profissional.
É com esse cenário que o novo laboratório de bioskills contribuirá para a formação médica, desde a graduação nas instituições que pertencem ao Grupo, até os cursos de educação continuada dentro do conceito de lifelong learning (aprendizagem ao longo da vida).
A estrutura oferece ainda oportunidades para testes e pesquisas que possibilitam desenvolver novos produtos e técnicas para impactar positivamente a indústria, pacientes e consumidores.
“Este momento é um reflexo do compromisso da Cruzeiro do Sul Educacional com a excelência na educação médica e avanço na saúde. Com o apoio da indústria e da comunidade médica, estamos prontos para transformar a formação de profissionais e oferecer um impacto positivo duradouro”, afirma André Raeli, vice-presidente de saúde da CSED.
Tecnologia de ponta
Com sede em Miami (EUA), o MARC Institute é um dos mais renomados centros de treinamento cirúrgico do mundo. A instituição utiliza cadáveres “fresh frozen”, procedimento em que os corpos são conservados em baixas temperaturas, mantendo suas características físicas. Dessa forma, ao serem manipulados, são extremamente fiéis aos tecidos vivos.
Nos EUA e no Brasil, a técnica é bastante utilizada em parceria com a indústria, escolas médicas e hospitais. Ela oferece uma ampla vantagem em relação à conservação por formol, que provoca alterações nas cores e nas características dos tecidos, e às réplicas sintéticas.
As peças anatômicas são importadas dos EUA e mantidas em câmaras frigoríficas no laboratório, que tem 2 mil m², 12 estações de trabalho e todos os equipamentos necessários para pesquisas e exames, além de salas de aula interligadas ao centro de treinamento, com transmissões em tempo real, consultórios e espaços de convivência para os participantes.
Segundo André Raeli, nesse ambiente é possível testar técnicas e procedimentos nas peças anatômicas e estudar seus efeitos e eficácia em situações muito próximas das encontradas em pessoas vivas.
“Por exemplo, se o médico está fazendo uma pesquisa sobre toxina botulínica ou preenchedores, ele pode fazer a aplicação nesse corpo com marcadores e visualizar se o procedimento foi realizado no plano correto, se não tocou alguma estrutura importante, e se geraria alguma intercorrência. Na verdade, o que temos é um grande laboratório para diversas aplicações e testes, permitindo o aprimoramento da prática médica e assistência de excelência ao paciente”, explica André Raeli.
Experiência também para o aluno da graduação
“Já o estudante de graduação vai poder fazer pequenas cirurgias e diversas práticas em um corpo que, por exemplo, até sangra, trazendo uma experiência muito próxima ao que ele vai encontrar na prática médica. Então é um diferencial na formação dos nossos alunos. Normalmente, durante o curso, eles acompanham os processos cirúrgicos, mas dificilmente têm a chance de executar um procedimento mais invasivo, até por questões de maturidade acadêmica-pedagógica. Com esse laboratório, eles podem ir além e estar mais bem preparados quando tiverem de atuar na prática”, completa Raeli.
Conheça os cursos de Medicina da Cruzeiro do Sul Educacional: www.cursodemedicina.com.br.
Parceria com a indústria
O MARC Institute e a CSED também estão à disposição da indústria como um polo para pesquisas, testes e desenvolvimento de novas técnicas e produtos. As peças anatômicas podem ser encomendadas de acordo com a necessidade específica da indústria, o que possibilita personalização, como especificações de características físicas, idade, gênero, entre outras, para cada procedimento.
“Este centro foi concebido para revolucionar a formação de profissionais da saúde, unindo tecnologia, prática e desenvolvimento de novas soluções cirúrgicas. São Paulo, sendo o maior polo da saúde no Brasil, representa um ponto estratégico para essa iniciativa, proporcionando uma plataforma para treinar e capacitar profissionais com padrão internacional”, afirma Raeli.