Cruzeiro do Sul Educacional implementa projeto de diploma digital pioneiro no País

02/03/2021

A Cruzeiro do Sul Educacional junto com a sua área Acadêmica definiram uma estratégia para otimizar os processos de emissão e registro de diplomas, trazendo mais agilidade, menos burocracia e ainda assim manter o padrão de qualidade e segurança dos diplomas observando e atendendo a legislação. A implementação começou com a Unifran, que no âmbito das IES particulares, é a primeira instituição a trazer oficialmente o diploma digital no país nos padrões que o MEC exige.

O processo de estudo para a implantação do documento no formato digital, acontece há três anos, desde a publicação da Portaria MEC nº330/2018, de 05.04.2018. A Unifran esteve presente desde o início do projeto e atuou de forma construtiva com as equipes envolvidas e contou com o acompanhamento e apoio da Reitoria da Instituição e do professor Luiz Henrique Amaral, Reitor da Universidade Cruzeiro do Sul e da Unicid em cada etapa do processo.

“Estamos muito honrados em emitir os primeiros diplomas digitais, e especialmente por termos chegado a este momento pelo uso de tecnologia desenvolvida pelo grupo. Trata-se de usar o conhecimento que temos em nossas universidades para agilizar processos, de forma a aplicar a inovação pela qual formamos nossos estudantes em prol da sociedade que nos cerca, visto que estes diplomas são documentos muito seguros e dão clareza para a sociedade sobre o corpo discente que estamos qualificando. Portanto, chegamos com eficiência a sua emissão em momentos de grande sensibilidade gerado pela pandemia e com certeza facilitará muito tanto para os estudantes como para o setor produtivo e conselhos de classe”, afirma a Profa. Dra. Kátia Jorge Ciuffi, Reitora da Instituição.

Diversas áreas como TI, Projetos e Processos, da Diretoria de Serviços e Reitoria ficaram engajadas e empenhadas nesta entrega. “O diploma sempre foi o documento mais importante e o mais esperado pelo estudante. Poder entregá-lo no formato digital, atendendo todos os requisitos tecnológicos exigidos pelo MEC, proporcionando mais segurança, modernidade e agilidade é, sem dúvida, é um avanço tecnológico e uma grande conquista para a Cruzeiro do Sul do Educacional, que expede e registra atualmente cerca de 60 mil diplomas por ano. Participar do projeto de implantação do Diploma Digital no Grupo é um privilégio e muito gratificante”, disse Paloma M. Santos Paixão, Secretária Geral da Universidade Cruzeiro do Sul, UNICID, Braz Cubas e CEUNSP e esteve à frente deste desafio.

A implantação nas demais instituições ocorrerá nas próximas semanas atendendo o prazo estabelecido pelo MEC em sua portaria. Após esta etapa, o próximo passo é a implantação do Certificado Digital na Pós-graduação lato sensu em nível de Especialização e em breve o Diploma Digital para a Pós-Graduação stricto sensu. 

Saiba quais são os benefícios do diploma digital:

– É semelhante a versão tradicional impressa e é possível comprovar a sua autenticidade por meio de um código alfanumérico e um QR Code;
– Tem validade jurídica, evita fraudes, a autenticação de veracidade das informações é mais ágil e mais confiável e é possível ter acesso a ele de forma muito mais rápida;
– É o fim da burocracia em processos de solicitação e protocolos, o solicitante terá acesso ilimitado ao documento (pelo computador ou smartphone);
– Será possível entregar o diploma original a cada processo seletivo – para oportunidades de emprego e continuidade da vida acadêmica, etc.