Curso de medicina de IES da Cruzeiro do Sul Educacional recebe acreditação de excelência em educação médica

14/12/2023

O curso de Medicina da UNIFRAN, instituição da Cruzeiro do Sul Educacional, recebeu a acreditação do Sistema de Acreditação das Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM), o único certificador de qualidade das escolas médicas do Brasil. Com isso, o curso, iniciado em 2012, agora junta-se a outras 39 escolas reconhecidas entre as 338 existentes até o momento.

“A candidatura à acreditação, apesar de não ser obrigatória, é uma grande oportunidade avaliatória do nosso trabalho visando, acima de tudo, melhorias no processo, com a certificação sendo apenas uma consequência”, explica o coordenador do curso, Sinesio Grace Duarte.

A avaliação é complexa, extensa e analisa a gestão e o programa educacional, o corpo docente e discente, e a infraestrutura. Iniciada em março e com visita in loco em setembro, a boa notícia da acreditação veio no início de novembro.

“Todo esse processo e, principalmente a visita in loco, foi um momento ímpar de aproximação de todo o corpo docente, dos preceptores, dos colaboradores e dos alunos, juntos em um mesmo propósito. Abrimos nossas portas, seguros de que o que veriam correspondia às informações previamente enviadas e estaria em consonância com os resultados já obtidos”, afirma o coordenador.

“Ficamos muito felizes e orgulhosos em ver todo o esforço da equipe e dos estudantes em mostrar tudo o que temos de excepcional dentro da instituição. Hoje, pela acreditação, nosso curso tem um selo internacional de qualidade e nossos alunos poderão ser aceitos em programas de especialização em escolas do exterior, exigência básica delas para aceitar médicos brasileiros em seus programas”, explica a Reitora, Profa. Dra. Katia Jorge Ciuffi.

Representando os discentes e docentes, o coordenador acompanhado de reitora estiveram presencialmente no evento em Brasília, no dia 07 de novembro, para receber do presidente do CFM o certificado.

Confira os registros: 

O curso de Medicina 

O curso de Medicina da UNIFRAN é o melhor do Brasil entre instituições públicas e privadas do país, segundo o Conceito Preliminar de Curso do MEC e, entre as 232 graduações analisadas, conquistou a nota máxima – nota 5 – no conceito Enade.

O projeto pedagógico é atualizado com as principais metodologias de ensino e aprendizagem, levando em consideração as necessidades do mercado. Possui corpo docente formado por professores especialistas, mestres e doutores, o que proporciona ao aluno tornar-se um profissional capacitado tecnicamente, com fundamentação científica.

Outro diferencial é a inclusão dos valores humanos em sua prática e a infraestrutura, que é completa, com área própria dentro do campus, laboratórios com equipamentos e materiais específicos, acervo bibliográfico completo e atualizado e convênios com a rede pública de saúde e hospitais para a perfeita integração entre teoria e prática.

Sobre o SAEME

O Conselho Federal de Medicina (CFM), com o apoio de especialistas da área médica, desenvolveu e implementou do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM), reafirmando os compromissos com o exercício profissional ético e a formação   de médicos competentes e adequados às necessidades do País.

Em 2019, O SAEME-CFM recebeu o reconhecimento pela World Federation of Medical Education, indicando que o SAEME-CFM tem os padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente.

 

 Fonte: https://www.saeme.org.br/