Egressas da UNICID elaboram diretrizes oficiais de tratamento da Covid-19

04/05/2020

O que seria do Brasil e do mundo sem a pesquisa científica? Pandemias como a que enfrentamos atualmente seriam muito mais difíceis de enfrentar. É por isso que a UNICID e a marca Cruzeiro do Sul Educacional têm muito orgulho de ter as pesquisadoras Flávia Cordeiro de Medeiros e Patrícia do Carmos Silva Parreira como egressas. Nossas ex-alunas são co-autoras das Diretrizes Para Diagnóstico e Tratamento da Covid-19, as primeiras divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Patrícia realizou seu mestrado na UNICID e a Flávia o doutorado, ambas pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da instituição. O Prof. Dr. Leonardo Oliveira Pena Costa, coordenador do Programa, afirma ter um orgulho imenso do trabalho das egressas. “Ver a Flávia e a Patrícia trabalhando como pesquisadoras profissionais do SUS é a confirmação que nosso trabalho de excelência. É a devolução do conhecimento para a sociedade e a confirmação que a ciência de alta qualidade traz benefícios imensuráveis para a população. E elas são apenas uma fração de muitos egressos do mestrado/doutorado que estão fazendo a diferença no mercado de trabalho”, conta.

A publicação é resultado de uma grande força-tarefa encabeçada pelo PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento do SUS). Como essas são as primeiras diretrizes publicadas e o trabalho não para, as recomendações estão sendo atualizadas regularmente pelo Ministério da Saúde com apoio dos pesquisadores e cientistas. Mas, mesmo admirando os esforços de tantos profissionais neste momento, o país ainda tem um baixo número de formados no ensino superior, principalmente quando falamos de mestrado e doutorado.

E é para ajudar a mudar este cenário que a UNICID tem um dos melhores e mais respeitados programas de mestrado e doutorado em Fisioterapia, Odontologia, Astrofísica, Medicina e Educação. Assim como as demais instituições do grupo, seguimos investindo no que mais pode contribuir para o desenvolvimento da humanidade: pesquisa e conhecimento. Segundo o Prof. Leonardo, esse é o caminho: “O Brasil precisa muito de mais massa crítica, pessoas que consigam tomar decisões baseadas em racionalidade e dados. O ensino superior e de pós-graduação tem como missão fundamental a geração de ‘cabeças pensantes’. Quanto maior o nível de treinamento dos professores, através de programas de mestrado e doutorado, mais críticos e reflexivos serão os egressos da graduação”, explica.

Parabéns a todos os alunos, egressos e comunidade acadêmica dos programas de iniciação científica da UNICID e instituições da Cruzeiro do Sul Educacional pelo excelente trabalho em prol do futuro da pesquisa no país!

Conheça o Programa de Iniciação Científica da UNICID e a Bolsa de Iniciação Científica.