Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional assinam Declaração de Saúde Planetária

03/11/2021

Lançada em outubro 2021 na The Lancet, revista científica sobre medicina, a Declaração de Saúde Planetária estabelece que a humanidade deve transformar a forma como vive para otimizar a saúde e o bem-estar de todas as pessoas e do planeta. Corroborando com esse novo momento, todas as IES da Cruzeiro do Sul Educacional – CSED também assinaram o documento.

A Declaração ainda guia a sociedade com sugestões concretas de ações que apoiam um mundo mais justo e regenerativo após a pandemia da Covid-19.

O documento tem autoria do The Planetary Health Alliance (Aliança de Saúde Planetária), que é um consórcio global localizado no Harvard T.H. Chan School of Puclib Heath (Escola de Saúde Pública de Harvard), e a Universidade de São Paulo. A Declaração foi assinada por mais de 250 organizações de mais de 47 países, representando 19 setores da sociedade, entre eles a Academia Brasileira de Ciências.

A saúde planetária é um campo transdisciplinar que orienta para soluções e uma sociedade focada em analisar e apontar os impactos da ação humana na natureza da Terra, na saúde dos humanos e de todas as vidas do planeta.

A Declaração de São Paulo foi lançada no início da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica e da COP26 (Conferência das Partes), realizada em novembro na Escócia, além das reuniões do G20 e Estocolmo +50 em meio à pandemia da Covid-19.

O documento estimula a tomarmos um papel e dá instrução sobre como cada pessoa e grupo podem contribuir para a “Grande Transição”, que seria uma mudança profunda, rápida e estrutural na forma como vivemos para a saúde e o bem-estar dos indivíduos e do planeta. Entre elas, por exemplo, o investimento e a implantação pelas companhias em negócios positivos para a natureza.

Para saber mais sobre o tema, é possível conferir o documento aqui.