One Health em tempos de pandemia é tema de live promovida pela Cruzeiro do Sul Educacional

09/03/2022

A Cruzeiro do Sul Educacional – CSED realizará no dia 14 de março, às 18h00, uma live para abordar o tema One Health em tempos de pandemia. A palestra, veiculada pelo canal no Youtube da Companhia, será gratuita, aberta ao público e mediada pela Dra. Danieli Assaf, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Cruzeiro do Sul Educacional e contará com o Prof. Dr. John James Loomis, docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (PPGAMB) da Universidade Positivo.  

Entenda o One Health 

A crescente demanda e exploração de recursos naturais fundamentalmente alteraram os ecossistemas e levaram as populações humanas a se aproximarem cada vez mais de animais selvagens que podem ser vetores de doenças. Esses dois fatores, juntamente com mudanças genéticas em microrganismos devido ao uso excessivo de pesticidas, medicamentos e outros contaminantes lançados no ambiente, aumentaram a probabilidade dessas doenças zoonóticas alcançarem populações humanas.  

“A atual pandemia, mostra como esses problemas são altamente complexos e requerem soluções com abordagens inovadoras e multidisciplinares como One Health, que estuda a relação da saúde das pessoas, com o meio ambiente, plantas e animais que vivem ao redor dos seres humanos”, aponta a Dra. Danieli Assaf, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Cruzeiro do Sul Educacional e mediadora do evento. 

Segundo o Prof. Dr. John Loomis, as conexões entre a saúde da humanidade e o meio ambiente, tornaram-se bastante claras durante a atual pandemia. “A falta de valorização dos ecossistemas que leva a invasão e destruição do mesmo, aproxima a humanidade da próxima pandemia, pois os ecossistemas em que os seres humanos fazem parte como qualquer animal, são comunidades de organismos vivendo em conjunto com seu meio abiótico, funcionando como unidades caracterizadas por seus fluxos de materiais e de energia”, explica. 

SERVIÇO 

  • Palestra virtual: “One Health em tempos de pandemia” 
  • Data e hora: segunda-feira, dia 14 de março, às 18h