Reitora do Unipê assume presidência da MetaRed S Brasil
12/08/2026A Cruzeiro do Sul Educacional anuncia um marco histórico para a sustentabilidade e educação superior não só da Paraíba, mas de todo o País: a reitora do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Mariana de Brito Barbosa, acaba de assumir a presidência da MetaRed S Brasil, iniciativa internacional apoiada pelo banco Santander que promove a colaboração entre instituições de ensino superior dos países ibero-americanos com foco em sustentabilidade, responsabilidade social e contribuição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Descrição da imagem: Na foto, Mariana de Brito Barbosa, reitora do Unipê, aparece sorrindo e segurando uma carta de agradecimento recebida por ocasião de sua posse como presidente da MetaRed S Brasil.
A professora Mariana comemorou o convite para presidir a MetaRed S e considerou como um reconhecimento do trabalho das pessoas que fazem o Unipê e a Cruzeiro do Sul Educacional em assuntos relacionados à sustentabilidade, internacionalização e inovação: “Mais do que uma conquista institucional, esta é uma oportunidade de servir, conectar pessoas e fortalecer uma rede que acredita na cooperação como caminho para transformar a educação superior. Assumimos esse compromisso com entusiasmo, humildade e senso de responsabilidade, certos de que as grandes transformações acontecem quando instituições trabalham juntas em torno de um propósito comum”, contou Mariana.
Somando-se a esse feito, recentemente o Unipê foi a única instituição brasileira entre as finalistas do Prêmio MetaRed S, um dos mais relevantes reconhecimentos voltados à sustentabilidade, inovação e governança nas instituições de ensino superior.
“A MetaRed S representa um compromisso cada vez mais estratégico para a educação superior ao promover a conexão entre conhecimento, sustentabilidade, responsabilidade social e cooperação internacional em prol do desenvolvimento da sociedade. A eleição da professora Mariana para essa liderança nacional reforça o protagonismo da Cruzeiro do Sul Educacional nessa agenda e evidencia o alinhamento institucional conduzido pela Vice-Presidência de Excelência Acadêmica (VPA), sob a liderança da professora Beatriz Eckert-Hoff, que tem impulsionado ações integradas de pesquisa, internacionalização, inovação, sustentabilidade e governança. Essa conquista amplia as oportunidades de colaboração nacional e internacional, fortalece a produção de conhecimento e potencializa iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, complementou Kátia Jorge Ciuffi, pró-reitora Nacional de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu da CSED.
Liderança em Rede
Além de Mariana, foram designados como secretários executivos da MetaRed S Brasil Arthur Lima, coordenador do Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação do Unipê, e Gabriel Aguilar, gerente de Internacionalização da CSED.
Arthur acredita que esse é apenas o começo de uma jornada coletiva para unir as instituições de ensino superior, compartilhar experiências e ampliar oportunidades para que a sustentabilidade e a responsabilidade social estejam mais presentes na educação superior do Brasil.
“Assumir a Secretaria-executiva da MetaRed S Brasil representa a oportunidade de fortalecer uma comunidade comprometida com uma educação superior mais sustentável, colaborativa e conectada aos grandes desafios do nosso tempo”, disse. “Assim, o que começou como uma parceria internacional se transforma, agora, em uma oportunidade de liderar uma agenda nacional de sustentabilidade e responsabilidade social, conectando instituições, compartilhando conhecimento e construindo, em rede, o futuro da educação superior brasileira”, pontuou.
Já Gabriel considerou que a indicação da reitora do Unipê para a presidência da MetaRed S Brasil, realizada pela Rede de Sustentabilidade do Santander, é também um reconhecimento das iniciativas de internacionalização mantidas pela Cruzeiro do Sul Educacional. “Estou certo de que essa parceria trará importantes resultados para a CSED, ampliará oportunidades para nossos estudantes e fortalecerá ainda mais nossa inserção em redes de colaboração nacionais e internacionais”, concluiu.
Todo o feito é uma confirmação do compromisso do Unipê e da CSED com uma educação transformadora, pautada pela sustentabilidade, pela responsabilidade social e pela boa governança. Por meio da colaboração em redes nacionais e internacionais, ambas as instituições fortalecem seus propósitos de gerar conhecimento, ampliar oportunidades e contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável da sociedade.