Ranking internacional: Universidade Cruzeiro do Sul está entre as melhores do Brasil em pesquisa em Medicina, Biologia e Bioquímica

02/08/2023

O ranking da Research.com listou a Universidade Cruzeiro do Sul entre as melhores instituições de pesquisa do Brasil nas áreas de Medicina, Biologia e Bioquímica. Em Medicina, apenas 12 instituições brasileiras foram classificadas, tendo a Universidade conquistado a 10ª posição. Já em Biologia e Bioquímica, foram 24; a Cruzeiro está na 13ª posição e é a 1ª dentre as particulares.

O ranking Research.com classifica os melhores pesquisadores do mundo e a partir da posição deles é que são classificadas as Instituições nas diversas áreas do saber. Dentre os 166.880 pesquisadores acadêmicos das mais de 20 áreas do conhecimento avaliadas, está o Prof. Dr. Rui Curi entre os melhores pesquisadores do país e do mundo, representando a Universidade Cruzeiro Sul por meio do Programa de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Confira aqui a classificação de Rui no ranking.

Rui Curi se diz honrado com a conquista e, para ele, o reconhecimento da Research.com à ciência do Brasil e cientistas brasileiros mostra a importância de incentivar o desenvolvimento científico-tecnológico, o que contribui para o crescimento do país. Ainda, Rui considera que a classificação advém de muitos cientistas com quem trabalha, do apoio das agências de fomento e da Universidade.

Prof. Dr. Rui Curi.

“Eu sou um privilegiado porque trabalhei e trabalho com pesquisadores muito vocacionados, apaixonados pela descoberta científica. Não é um mérito só meu, mas de vários pesquisadores que foram meus orientados e colaboradores do país e do exterior. Então, esta distinção e o trabalho de anos de um grupo grande de pesquisadores com quem compartilho este reconhecimento. Artigos foram citados e deram contribuições científicas importantes. E fico contente que a Universidade Cruzeiro do Sul dê valor, significado e importância para isso”, declara.

Para elencar os pesquisadores, o ranking se baseia em uma soma chamada D-index (Discipline H-index), que considera número de artigos e de citações para cada examinada. Para isso, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef.

O Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, Vice-presidente de Ensino Presencial da Cruzeiro do Sul Educacional (CSED), comenta sobre a importância da conquista para o grupo. “É com imensa alegria que recebemos a notícia do posicionamento do Prof. Rui neste ranking, que contribuiu para a nossa classificação em áreas de extrema relevância na atualidade. A publicação reitera o reconhecimento da comunidade internacional ao nosso pesquisador, que possui uma alta taxa de publicação e citação em revistas científicas internacionais indexadas. O resultado reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento da pesquisa e mantém a CSED com um excelente posicionamento acadêmico científico quanto à qualidade da sua atuação”, diz.