Panificação sustentável: MasterPão Nacional une alunos-estrelas da Cruzeiro do Sul Educacional

18/03/2025

Alunos finalistas do concurso elaboraram receitas autorais com base em ingredientes que valorizam autenticidade da culinária brasileira

Sete alunos representantes dos cursos de Gastronomia das Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional (CSED) vão disputar a final do MasterPão Nacional, uma competição gastronômica do grupo, que será realizada no dia 29 de março, na Universidade Positivo (UP). A final será realizada durante o Gastronomix, uma das maiores referências entre os eventos que reúnem grandes chefs de cozinha no Brasil.

Nele, estudantes da Braz Cubas, do Ceunsp, da FSG, da Universidade Cruzeiro do Sul, do UDF, da Unifran e da Universidade Positivo (UP) vão celebrar a variedade e a autenticidade de ingredientes da cozinha brasileira na produção de um dos alimentos mais antigos da humanidade e muito querido pelo nosso povo: o pão.

Com a temática “De Sobras a Sabores: o pão consciente na cozinha brasileira”, o concurso destaca a importância da panificação na gastronomia, focando na sustentabilidade. A ideia central é mostrar criatividade e habilidades na produção de pães autorais numa abordagem sustentável por meio do aproveitamento integral dos alimentos.

Os participantes, para isso, incorporaram ingredientes nativos do Brasil, utilizando partes que normalmente são descartadas (talos, cascas, sementes, entre outros). Daí surgiram produtos de alta qualidade feitos a partir de técnicas profissionais de panificação, o que promoveu, desse modo, a sensibilização sobre o tema e a valorização de ingredientes típicos do Brasil.

Isso tudo se alinha ao número 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, cuja meta é assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis.

“É com grande satisfação que oportunizamos este concurso aos nossos estudantes. Projetos como este reforçam o protagonismo do nosso aluno na sua jornada acadêmica, nos quais colocam todo o aprendizado em prática, com criatividade e receitas autorais. Ao extrapolarmos a sala de aula convencional, proporcionamos uma vivência prática exclusiva, que entrelaça aprendizado, troca de experiências e de conhecimento”, pondera Luciano Kliemaschewsk Marinho, Vice-presidente de Ensino Presencial da CSED.

Conheça os finalistas vencedores das etapas regionais:

 

 

– Braz Cubas: Yuri Nunes dos Santos;

– Ceunsp: Felipe de Moura Souza;

– FSG: Adriano Rodrigues da Silva;

– UDF: Ângelo Nonato de Faria Costa;

– Universidade Cruzeiro do Sul: Giulianne Alves Cesario;

– Unifran: Gabriel de Mello Campos Alves Cabral (vencedor) – Gabriel Ferreira Oliveira (segundo lugar que representará a Instituição);

– UP: Beatriz Kauane Reis Simião.