Cruzeiro do Sul Educacional investe em educação a distância no DF

21/05/2018

Há mais de 18 anos se especializando no Ensino a Distância, a Cruzeiro do Sul Virtual é a bandeira que oferta por meio de quatro instituições certificadoras – Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Universidade de Franca (Unifran) e, mais recentemente, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) – mais de 145 opções de cursos a distância, entre graduação, cursos técnicos e pós-graduação, em mais de 450 polos em funcionamento por todo o país. Oito deles estão localizados no Distrito Federal, sete em Brasília e um em Ceilândia, entre eles, seu maior e mais representativo polo fica no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), primeira instituição particular de ensino superior da capital do Brasil reconhecida pela tradição e excelência no ensino. 

No mercado de educação brasileiro, essa demanda tem se tornado cada vez maior e crescente. A educação a distância no Ensino Superior aumentou 3,9% entre 2014 e 2015, enquanto o presencial registrou 2,3%, segundo dados do Censo da Educação Superior. Já com base no Censo de 2016, os cursos EAD registraram crescimento de 2,2% com relação ao ano anterior. “No fim do ano passado, foram registrados 2 milhões de matrículas a distância e, em até três anos, esse número será de 3 milhões”, afirma o Diretor de Planejamento da Cruzeiro do Sul Educacional, Fábio Ferreira Figueiredo. 

O crescimento pode ser considerado pela flexibilidade e maior acessibilidade, além da necessidade de rápida colocação no mercado de trabalho. “A modalidade a distância atende um perfil de aluno diferenciado, que é mais centrado, disciplinado e que busca informações para a sua capacitação, características exigidas pelas empresas. Além disso, ele consegue realizar o curso que sempre sonhou com melhor custo-benefício”, completa o Diretor. 

Para atender esta demanda, a Cruzeiro do Sul Virtual tem expandido sua atuação no território nacional, que conta hoje com mais de 105 mil alunos, e tem Brasília e região como localidades promissoras, com expectativa de dobrar seu número de polos até o final do ano. A instituição registra 8 mil alunos nestas cidades, e pretende de aumentar esse número em 30% em 2018. 

Acompanhando seu plano de expansão, a empresa tem uma área dedicada a estudar em quais municípios as novas unidades devem operar. Para crescer com qualidade, a Cruzeiro do Sul Virtual realiza constantemente encontros de líderes em diversas regiões do País para a capacitação dos mantenedores e de suas equipes locais. “Como as aberturas nesse mercado são por parcerias, criamos uma área de treinamento para novos centros para que possamos trabalhar a gestão dos Polos de forma sustentável, pois com o crescimento horizontal e vertical do setor temos como preocupação a capacitação destes representantes da IES na ponta, principalmente pelas regiões com pouco acesso a grandes players educacionais”, explica Fábio Figueiredo. 

Além disso, a Cruzeiro do Sul Virtual investe constantemente em qualidade e tecnologia, garantindo grandes benefícios como o tutor online disponível de segunda a sábado, a fim de esclarecer suas dúvidas sobre a aula. Os alunos também contam com uma das mais modernas plataformas de estudos do Brasil, a Blackboard, solução de conferência via web totalmente reprojetada, de alta definição e com base no navegador que torna o ensino e a aprendizagem a distância mais simples e interativos.

 

Leia aqui a reportagem completa no Correio Braziliense.