Cruzeiro do Sul Virtual promove um webinar sobre o impacto da pandemia no ensino superior

28/04/2020

Encontro receberá professor o Charles Hodges, da Universidade do Sul da Georgia, que produziu um artigo abordando a diferença entre ensino remotoemergencial e a educação a distância;

Evento on-line será nesta quinta-feira, dia 30 de abril, às 15h.

A Cruzeiro do Sul Virtual, marca nacional de ensino a distância da Cruzeiro do Sul Educacional, promove nesta quinta-feira, dia 30 de abril, às 15h, um webinar gratuito sobre a temática:“COVID-19 e Ensino Superior: Perspectiva de corpo docente e Instituições nos Estados Unidos”.

Devido a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), as instituições de ensino do mundo tiveram que migrar as suas aulas presenciais para o ambiente virtual de aprendizado para que o calendário letivo não fosse prejudicado. Com aulas ministradas no mesmo horário e com o mesmo professor, os conteúdos presenciais foram adaptados para um ensino remoto síncrono emergencial.

Ainda nesse cenário, o ensino a distância traz um estigma de qualidade inferior ao aprendizado presencial, apesar de diversas pesquisas recentes mostrarem o contrário. Esses movimentos on-line podem selar a percepção do aprendizado a distância como uma opção qualificada e desmistificar a EAD no Brasil e no mundo. Estas e outras abordagens serão explanadas no encontro.

O webinar será ministrado pelo professor Charles Hodges, formado em Matemática na FairmontStateUniversity e na West Virginia University. Atualmente é Professor de tecnologia instrucional na Universidade do Sul da Georgia e editor-chefe da revista TechTrends. Charles escreveu recentemente um artigo sobre a diferença entre ensino remoto à emergência, o Remote EmergencyTeaching (ERT), e aprendizado on-line.

Além disso, o bate-papo também receberá o professor Carlos Fernando de Araújo Jr, Pró-reitor de Educação a Distância da Cruzeiro do Sul Virtual, que adaptou o termo “Remote EmergencyTeaching” (ERT) para a realidade brasileira e tem estudado o impacto da pandemia no ensino superior.

Segundo Carlos Fernando. “Nesse contexto, as instituições de ensino, nos diversos níveis, se viram na necessidade real de se apropriarem de recursos tecnológicos considerados até inovadores se levarmos em consideração a prática do ensino presencial tradicional. Assim, esses recursos amplamente usados nos cursos on-line ou nos cursos híbridos se ampliaram para um público muito maior de professores e estudantes”, destaca o Pró-reitor.

O encontro promoverá discussões sobre o tema e diversas trocas de experiências. O evento on-line gratuito disponibilizará 10 mil vagas para ouvintes, que poderão ter acesso a partir do link: https://bit.ly/2KzEYGm.

 

Serviço:

COVID – 19 e o Ensino Superior – Perspectiva do Corpo Docente e Instituições nos Estados Unidos

Data: 30 de abril

Horário: 15h

Link: https://bit.ly/2KzEYGm.