Dor Lombar: Docente da Unicid publica estudo em uma das revistas de maior credibilidade no mundo!

02/04/2018

A dor lombar é um sintoma cada vez mais comum nas pessoas e a principal causa de incapacidade no mundo. E com diagnóstico difícil de ser feito, a dor lombar vem sendo tratada inadequadamente. É o que afirma um estudo publicado no periódico The Lancet criado por 33 renomados pesquisadores internacionais, do qual a professora Lucíola Costa, do Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da Unicid – instituição integrante do grupo Cruzeiro do Sul Educacional – faz parte e é a única representante brasileira, na América Latina. 

Em entrevista a importantes veículos de imprensa brasileiros, a docente disse que as pessoas precisam entender que a lombalgia é um sintoma e não uma doença, como uma dor de cabeça, por exemplo, e que é preciso evitar o abuso de medicamentos e cirurgias desnecessárias. “Em alguns casos o paciente pode apenas deixar o sedentarismo de lado com caminhadas ou natação e o sintoma já melhora”, afirma a professora e pesquisadora Lucíola. 

 

Quer saber mais detalhes? Leia a repercussão do estudo na mídia, nas reportagens abaixo: 

 

Fala Brasil/TV Record: Pacientes com dor lombar recorrem a tratamentos errados, diz pesquisa 

Domingo Espetacular/TV Record: Dor na lombar é a doença ocupacional que mais gera custos no Brasil, diz especialista 

IstoÉ: A dor de 540 milhões 

UOL: Dor lombar: pacientes estão recebendo tratamento errado, diz estudo 

O Globo: Um mundo com dor nas costas 

Correio Braziliense: Descaso com a dor lombar 

Crefito: entrevista ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Revista Saúde: Você e seu médico fazem quase tudo errado 

 

Você conhece a Unicid? Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid é uma das instituições integrantes do grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que é referência na formação de profissionais da área da saúde, com cursos tradicionais e pioneiros na região como Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Medicina, reconhecidos com nota máxima pelo MEC. Além disso, reúne cursos respeitados em diversas áreas do conhecimento e possui mais de 53 mil alunos na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior. Saiba mais sobre a Unicid clicando aqui.