Novembro Azul: Cruzeiro do Sul Educacional promove live informativa sobre promoção e prevenção da saúde do homem

04/11/2020

Evento on-line acontece no dia 11 de novembro, às 18h, e contará com médicos especialistas das instituições do grupo

A Cruzeiro do Sul Educacional realiza no dia 11 de novembro, às 18h, uma live com o tema: “Novembro Azul: promoção e prevenção na saúde do homem”. A conversa será realizada entre médicos especialistas em saúde da família e saúde masculina, com o objetivo de informar e alertar a população sobre o tema, focando principalmente na prevenção ao câncer de próstata, como parte da campanha do Novembro Azul.

Neste mês, diversas entidades realizam campanhas de conscientização social, a fim de conscientizar, prevenir e realizar o diagnóstico precoce de doenças masculinas. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico.

Na programação da Cruzeiro do Sul Educacional, estão previstas as explanações dos seguintes especialistas:

  • Dra. Danieli Aparecida Assaf – Médica do Trabalho da Cruzeiro do Sul Educacional. Especialista em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Especialista em Gestão da Qualidade de Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduanda em Psiquiatria pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
  • Dr. Marcelo Morickochi, Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (UFTM), Residência médica em Cirurgia Geral pela UFTM, e em Urologia pelo Instituto de Urologia e Nefrologia de São José do Rio Preto. Urologista do Hospital São Joaquim- Franca, Membro titular da SBU- Sociedade Brasileira de Urologia, Professor da Faculdade de Medicina da UNIFRAN;
  • Dra. Bruna Teixeira Avila- Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Arteterapia pelo CINTEP-PB. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como professora do UNIPÊ e da EMCM-UFRN;
  • Dr. Miguel Teixeira dos Santos Neto – Possui Graduação em Medicina, Especialização em Geriatria e Gerontologia pela UERJ, Mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) UFRJ e Doutorado em Saúde Coletiva pela UNIFESP. Tem experiência em Ensino Médico, Medicina de Família e Comunidade e Farmacologia Clínica. Docente do Curso de Medicina da UNICID;
  • Dr. Bernardo Passos Sobreiro- Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas, com Residência Médica em Urologia no Hospital Nossa Senhora das Graças (Curitiba-PR). Obteve grau acadêmico de Mestre e Doutor em Clínica Cirúrgica na Universidade Federal do Paraná. Realizou fellow em Andrologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor de Urologia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR) e na Universidade Positivo (Curitiba-PR).

Mais informações sobre a doença

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), só em 2020 a estimativa é de 65.840 novos casos deste tipo de câncer no país.

Alguns dos fatores de risco são: a idade, acima dos 50 anos tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente; fatores hereditários; hábitos alimentares e estilo de vida não saudáveis; entre outros.

Já quanto aos sintomas, eles são de difícil detecção, pois a doença possui uma evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Por isso o diagnóstico precoce do câncer de próstata é tão importante, quando encontrado em fase inicial, possibilita uma melhor chance de tratamento.

Estas e outras formas de prevenção, sintomas e diagnóstico serão explicados em detalhes pelos especialistas do corpo docente da Cruzeiro do Sul Educacional durante a live. Para acompanhar a transmissão, basta acessar o canal do Youtube da Unicid, Unipê, Unifran ou da UP na data e hora do evento.