Núcleos Acadêmicos de Direitos Humanos e Inclusão (NDHI) e de Empreendedorismo e Responsabilidade Social realizam primeira reunião

13/10/2021

Entre os dias 13 e 17 de setembro os Núcleos Acadêmicos de Direitos Humanos e Inclusão (NDHI) e de Empreendedorismo e Responsabilidade Social, alinhados à estratégia de gestão ESG da Cruzeiro do Sul Educacional, realizaram os seus primeiros encontros virtuais para discutirem sobre as expectativas e planos de melhoria para a compilação e armazenamento de informações importantes para os pilares de uma forma mais assertiva, facilitando assim o desenvolvimento de relatórios futuros.

As reuniões aconteceram com os componentes dos núcleos formados por professores, representantes de todas as Instituições do grupo – incluindo os colégios, graduação presencial e a distância e pós-graduação. Todos foram orientados pelo grupo de trabalhos dos Reitores, liderado pela Profa. Dra. Katia Jorge Ciuffi Pires, Reitora da UNIFRAN.

Os Núcleos têm como principais objetivos definir ações de promoção de Direitos Humanos, Inclusão e Cidadania, bem como Empreendedorismo e Responsabilidade Social, de forma transversal e interseccional, nas IES, alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), que promovem o bem-estar da comunidade em geral, exercendo importante papel na construção de uma sociedade mais consciente e justa, gerando novos conhecimentos e formando novos profissionais.

O evento contou com a abertura e endosso do Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, Diretor Acadêmico de Educação Presencial da Cruzeiro do Sul Educacional, que é um dos principais apoiadores das ações ESG, e que reforçou que as informações apresentadas pelo grupo serão mensuradas e apresentadas no próximo Relatório de Sustentabilidade. “A Responsabilidade Social sempre esteve no cerne do grupo, quando o Prof. Hermes Figueiredo e Prof Gilberto Padovese já desenvolviam iniciativas e ações para os jovens da zona leste na década de 60. Este relatório será de extrema importância, pois consolidará o trabalho de todas as nossas Instituições”, explica.

Durante o encontro, Afonso Celso Florentino Oliveira, Gestor responsável por ESG no Grupo, reforçou que o nosso propósito é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos direta e indiretamente com as nossas Instituições, colaborando para uma sociedade mais sustentável e resistente. “Este comprometimento será demonstrado por meio de ações guiadas por princípios éticos, transparência, conhecimento dos impactos sociais e ambientais, e pela inovação”, disse.

O evento foi organizado pela Profa. Me. Eliane Santos Pascoal, do Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão e pela Profa. Dra. Maria Elisabete Salina Saldanha, do Núcleo de Empreendedorismo e Responsabilidade Social, presidentes (rotativos entre os membros) dos respectivos núcleos, pela Profa. Dra. Katia Jorge Ciuffi Pires, Reitora da UNIFRAN e apoiado pela área de ESG da Cruzeiro do Sul Educacional, com Afonso Celso Florentino Oliveira e Renata Dias Barbosa Angiolocci.