QUALIDADE: Professores das Universidades da Cruzeiro do Sul Educacional conquistam bolsas CNPq

04/02/2019

Nosso corpo docente é demais! Os professores da Unicid, Universidade Cruzeiro do Sul e Unifran provaram sua qualidade acadêmica e conquistaram bolsas de produtividade CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ao total são 13 bolsas conquistadas entre novas e renovadas! 

Mas, o que são bolsas CNPq? É um instrumento de apoio à pesquisa, que concede o subsídio para fortalecer a produção científica, tecnológica e de inovação do país. São avaliados o mérito científico, a originalidade e sua relevância por meio de publicações em periódicos, liderança e participação em projetos de pesquisa, atividade de orientação em nível de pós-graduação e inserção nacional e internacional dos docentes. E os professores são classificados nas modalidades 1A, 1B, 1C, 1D e 2, que variam de acordo com a sua relevância junto ao Conselho de Pesquisa, como o professor Leonardo Costa, da Unicid que subiu para a categoria 1D! 

Esta conquista é resultado comprovado da qualidade dos nossos professores e pesquisadores! E os Reitores das Universidades comemoraram: 

“A conquista é algo de muito prestígio, é o que nos diferencia, inclusive de instituições de outros países. As bolsas CNPqs são muito difíceis de serem conquistadas, pois são muito inferiores ao número de pesquisadores no Brasil. No caso da Unifran, nosso corpo de pesquisadores do programa de Pós-Graduação em Ciências é 100% formado por bolsistas CNPq, um dos poucos do país. E quando temos um quadro tão forte de pesquisa estamos formando os alunos com o que de mais atual existe, pois serão formados por professores de alto gabarito. A avaliação comprova que ao fazermos produção científica de alto nível, podemos formar melhor nossos alunos” – Reitora da Unifran, Profa. Katia Jorge Ciuffi, também bolsista CNPq na categoria 1C. 

“A divulgação das bolsas produtividades aprovadas por uma das principais agências de fomento de pesquisa do Brasil é um reconhecimento não só da qualidade do projeto de investigação científica submetido, mas principalmente da qualidade e do nível dos nossos pesquisadores.  O resultado do CNPq corrobora ainda com os dados do Ranking Universitário da Folha (RUF-2018), os quais posicionam as Universidades do grupo Cruzeiro do Sul entre as melhores Instituições privadas do país no desenvolvimento de pesquisa, considerando citações e publicação de artigos científicos em nível internacional. Meus cumprimentos a cada pesquisador pelo resultado, compromisso e dedicação com a pesquisa no grupo Cruzeiro do Sul” – Reitor da Unicid e da Universidade Cruzeiro do Sul, Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral. 

Confira a lista dos docentes bolsistas pelo CNPQ: 

 

UNICID: Leonardo Oliveira Pena Costa (Categoria 1D); Luciola da Cunha Menezes Costa (Categoria 2), Sandra Maria Sbeghen Ferreira de Freitas (Categoria 2) 

UNIFRAN: Ana Helena Januário (Categoria 2); Emerson Henrique de Faria (Categoria 2); Lizandra Guidi Magalhães (Categoria 2); Lucas Alonso Rocha (Categoria 2); Renato Luis Tame Parreira (Categoria 2), Vladimir Constantino Gomes Heleno (Categoria 2) 

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL: Kazuo Tsushima (Categoria 2); Marcelo Paes de Barros (Categoria 2); Rosemari Otton (Categoria 2), Sandro Massao Hirabara (Categoria 2) 

A lista completa dos docentes bolsistas CNPq de todo o país pode ser conferida aqui. 

Parabéns aos professores!